sexta-feira, fevereiro 27, 2009

Tutorial: Tingimento de Papel

Neste Carnaval, minha filhota (...de peixe, peixinho é) ensinou a todos do Origami Manaus um passo-a-passo maravilhoso que ela mesma inventou. Nós denominamos a técnica de Falso Washi, porque no final o papel fica com uma textura muito legal, bem próxima ao washi que conhecemos.
É muito fácil!! Compartilho com vocês com muita alegria, e espero que façam e gostem!

Material:
tinta acrílica (pode ser também tinta plástica)
água
pincel mousse ou trincha
papel sulfite
ferro de passar

Passo-a-passo:

1)Dilua a tinta acrílica em água, deixando a concentração a seu gosto.




2)
Passe a tinta bem aguada rapidamente no papel, cobrindo-o por completo. O papel vai ficar completamente encharcado, mas é assim mesmo!




3) Amasse o papel completamente, como se fosse jogá-lo fora, rsrsrs. Não tenha medo!




4) Deixe descansar por alguns minutinhos. Com o amassamento, quebramos as fibras do papel e a tinta penetra nas fendas durante este descanso.




5)
Desamasse cuidadosamente o papel, alisando-o com as mãos. Você pode abri-lo sobre um pano seco, para absorver o excesso de água.




6) O papel pode secar naturalmente, ou você pode acelerar a secagem usando o ferro de passar. Mesmo que ele seque ao natural, será necessário passar o ferro para eliminar as rugas causadas pelo amassamento, e então ele ficará prontinho para dobrar!




7) Esta é uma parte do resultado da nossa oficina!! Clique na imagem
e veja a beleza dos papéis que criamos!!! Você pode usar a sua criatividade e aprontar com as tintas sobre o papel, inventando suas próprias técnicas de tingimento (na foto um Floral Globe dobrado pela Eli).




E esta é a autora da técnica do Falso Washi!!!
Giovana de Lucca também é uma artista!!!



Related Posts with Thumbnails